
O litoral do concelho de Lagoa caracteriza-se pelo aspeto recortado e rendilhado de uma linha contínua de arribas, quase sempre abruptas sobre o oceano. Esta morfologia e determinada por uma geologia muito peculiar, lentamente modelada pela água das chuvas, pela energia das ondas, e pelo vento.
O “CAMINHO DOS PROMONTÓRIOS“ acompanha o contorno da orla costeira e estende-se por 6 km, entre a praia do Molhe, junto à foz do rio Arade, e a praia do Paraíso, nas proximidades da vila do Carvoeiro. A partir do promontório da Ponta do Altar, para nascente, uma sucessão de pontais ou pequenos promontórios, alternam com rentrâncias que acolhem pequenas praias encaixadas ou depósitos rochosos e pedregosos resultantes de antigos desmoronamentos. Mas são as arribas o elemento dominante na paisagem, desdobrando-se em relevos imponentes e de singular beleza.
Ao longo do percurso o caminhante encontra, sistematizada em painéis interpretativos, informação sobre a geologia, a litologia e a geomorfologia, os ecossistemas marinhos e a vegetação costeira, a par de testemunhos da antiga ocupação humana do litoral.
FICHA TÉCNICA DO PERCURSO
Nome: Caminho dos Promontórios;
Localização: Concelho de Lagoa;
Tipo de Percurso: Pequena Rota | Linear;
Distância:12 Km (ida e volta);
Grau de Dificuldade: Média;
Duração Média: 6h ida e volta;
Altitude Máxima: 45,50 m;
Altitude Mínima: 7,50 m;
Época Aconselhada: Primavera e Outono Evite dias de muito calor, chuvosos ou ventosos;
COMO CHEGAR ÀS ENTRADAS PRINICIPAIS DO PERCURSO
Praia do Molhe – Acesso viário a partir de Ferragudo, seguindo para leste durante cerca de 3 km, seguindo as indicações para a Praia.
GPS: 37.109880, -8.519095;
Praia do Paraíso – Acesso viário a partir da zona da baixa de Carvoeiro, seguindo para sudoeste cerca de 250 m em direção à Praia do Paraíso;
GPS: 37.096856, -8.474874;
RECOMENDAÇÕES
- Utilize apenas os caminhos e trilhos existentes - evite os atalhos;
- Não colha nem danifique plantas – respeite a natureza;
- Coloque o lixo nos locais próprios para o efeito;
- Use vestuário e calçado confortável, apropriado à estação do ano;
- Traga água para beber;
- Traga binóculos, máquina fotográfica e guias de campo, para conhecer melhor a Natureza que o rodeia;